Instituto Pensar - Festival ?É Tudo Verdade? exibe 60 documentários online

Festival ?É Tudo Verdade? exibe 60 documentários online

por: Mônica Oliveira 


Cinéfilos de plantão e amantes de documentários já podem desfrutar a 25ª edição do Festival Internacional "É Tudo Verdade?, que disponibiliza 60 produções de vários países para assistir de graça. Considerado o maior festival documental do Brasil e um dos maiores da América Latina, o evento foi aberto na noite de quarta-feira (23), com exibição do documentário A Cordilheira dos Sonhos, de Patricio Guzmán, sobre a ditadura no Chile.

O "É Tudo Verdade? segue até o dia 4 de outubro com transmissões online para todo o público, pelo site do festival.

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a 25ª edição foi dividida em duas fases. A primeira ocorreu em março, com apresentação virtual de 30 documentários, entre longas, curtas e séries. Esta segunda fase do festival conta com mostra competitiva.

"Circunstâncias emergenciais exigem soluções excepcionais. A pandemia inviabilizou nossa 25ª edição em salas, mas vamos celebrar esta marca histórica com uma segunda etapa também digital, reafirmando, em sintonia com nossos patrocinadores e parceiros, a tradição de excelência de nossas competições, sessões especiais, palestras e debates?, disse Amir Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade.

São longas, médias e curtas-metragens que participam da mostra, que tem a presença de dez longas brasileiros, apresentados diariamente, em sessões diárias, às 21h. No dia seguinte à cada exibição, sempre às 17h, os diretores dos filmes participam de debate virtual, disponível no site do festival.

Leia também: Itaú Cultural lança plataforma ?Transversalidade da Memória? nesta segunda-feira

Todos os premiados na mostra estarão classificados para serem apreciados na disputa rumo ao Oscar de 2021.

Programação prévia do festival

Na programação nacional, o documentário "Os Quatro Paralamas? (2020), Roberto Berliner, será exibido dia 26 de setembro, às 21h, e no dia 27 de setembro, às 15h. A produção acompanha a banda, liderada por Herbert Vianna, desde o início no Circo Voador (1983), abordando a relação de três integrantes (Herbert, Bi e João), em paralelo com o papel do empresário do grupo, José Fortes.

O filme ainda será debatido, através de live no YouTube do festival, dia 27, às 17h.

Entre os destaques internacionais está a coprodução África do Sul e Canadá "Influência? (2020), Richard Poplak e Diana Neille apresentam uma análise da expansão recente do universo da desinformação por meio de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e a queda de uma das maiores empresas de relações-públicas e reputação: a multinacional britânica Bell Pottinger.

O longa é exibido no dia 3 de outubro, às 18h, no site do evento.

No encerramento do evento, no dia 4 de outubro, às 20h, será exibido o documentário "Win Wenders: Desperado?, de Eric Fiedler e Andreas Frege, sobre um dos cineastas mais prestigiado no mundo, autor de documentários como "Buena Vista Social Club?, "Pina? e o "Sal da Terra?. 

O festival tem patrocínio do Itaú Cultural e Sabesp, parceria do Sesc-SP e apoio do Spcine. A realização é do Ministério do Turismo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

Confira aqui a agenda de exibições na plataforma.

Com informações do Itaú Cultural Agência Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: